header

Pesca de Praia

A pesca de praia é um tipo de pesca muito praticada no Brasil, é uma pesca que pode ser realizada em todas as épocas do ano, mas o sucesso maior se dá principalmente no verão. Muitos são os adeptos da pesca de praia, isso se deve a facilidade da pesca aliada ao lazer em meio a praia e também porque é um tipo de pesca que pode ser efetuada junto com a família em época de férias e descanso na praia, outro fator que favorece a pesca de praia no Brasil é a grande extensão de praias no país, são mais de 7 mil km de litoral.

Devido a tudo que foi dito anteriormente a pesca de praia gera mais adeptos a cada ano que passa, em resumo, é um tipo de  pesca fácil que pode ser praticada por crianças, mulheres, idosos, etc.

Apesar da simplicidade, muitos são os que encontram dificuldades em relação a escolha do material adequado, técnicas de pesca e melhores locais para pescar de forma a obter sucesso.  Se  você está iniciando na pesca de praia e este é o seu caso então siga o guia de pesca de praia a seguir que fornece dicas valiosas para quem está querendo aprender a pescar na praia.

Escolhendo o Material para Pescar na Praia

O Principal é começar escolhendo o material o material adequado para pesca de praia, siga as recomendações de material de pesca de praia abaixo:

  • Vara/caniço de 2,70m a 4,50m de grafite ou carbono, as melhores são as de encaixe de até 3 partes e com ação rápida, porém as vezes iniciantes preferem os modelos telescópicas que também podem ser usadas. As varas menores devem ser usadas para capturar peixes menores com arremessos mais curtos e as maiores para arremessos que requerem uma distância maior.
  • Molinete médio de três a seis rolamentos, fricção dianteira, manivela ambidestra, dois carretéis sendo um de reserva, um de metal outro de grafite, ambos projetados para médios e longos arremessos.
  • Linha para o molinete com espessura entre 0,18mm a 0,30mm no máximo.
  • Anzóis de tamanhos 08 a 14 de preferências das marcas Maruseigo, Tinu, Hansure, Sode ou Massude. Se não encontrar nenhuma destas marcas pode usar de outra marca sem problema, mas os destas marcas costumam ter uma qualidade e desempenho melhor.
  • Chumbos pirâmide de 60g a 100g, chumbos gota ou carambola de 50g a 90g, o peso do chumbo a ser usado no dia da pesca vai depender da agitação do mar e da  força da correnteza, se o mar estiver “correndo” muito, então a escolha deve ser pelo chumbo mais pesado.
  • Chicotes  com no mínimo dois rotores para se prender as pernadas com distância de 0,60cm entre elas, destorcedor/girador e snap na parte de baixo para prender o chumbo e girador em cima para amarrar o leader(arranque).
  • Alicate “saca anzol” esse item não é obrigatório mas ajuda auxiliando a remoção do anzol com segurança sem agredir o peixe em casos que o peixe engole o anzol.
  • Elastricot, é uma linha elástica que serve para amarrar  as iscas nos anzóis, fazendo com que as mesmas não se soltem quando efetuado o arremesso e também torna mais difícil pro peixe roubar a isca.
  • Boné ou chapéu,protetor solar, óculos de sol e capa de chuva. para se proteger do tempo.
  • Caixa  ou mochila de pesca para guardar todo este material de pesca.
  • Secretária, ou cano/conjunto fixador de espera. Servem para deixar a vara na espera, desta forma não é preciso estar com o caniço na mão 100% do tempo e o peixe pode até mesmo se fisgar sozinho quando a vara está na espera. Além de poupar o pescador de segurar o caniço durante toda a pescaria, mantém o caniço no alto longe da areia e de um possível banho de água salgada, preservando a vida útil do equipamento.
  • Licença de pesca amadora do Ibama.

Material para pesca de praia

Iscas para Pesca de Praia

Agora que você já tem o material  necessário, o próximo passo é a escolher e comprar as iscas. Em pesca de praia a isca mais comum é o camarão morto, pode ser o ferrinho,sete barbas ou branco. Eu tenho preferência pelo  camarão branco cortado em pequenos filés pois costuma dar um ótimo resultado e muitas vezes atraí peixes grandes como o Robalo e Corvina.
É possível utilizar outras iscas naturais como o corrupto, minhoca de praia, sarnambi ou a tatuíra, porém estas iscas são mais difíceis de conseguir, geralmente quem está iniciando na pesca de praia não tem muita prática em “capturar” estas iscas naturais, neste caso o ideal mesmo é começar com o camarão, mas qualquer uma das iscas abaixo tem excelente resultados:

Iscas para pescas de praia

 

Locais onde Pescar na Praia

E agora que você já tem o material correto e já comprou a isca o próximo passo é  ir para a praia e fazer os primeiros arremessos. O problema é que normalmente  iniciantes não sabem onde arremessar, ou seja, não sabem identificar aonde os peixes estão.

Na pesca de praia os peixes se encontram nos seguintes locais:

  • Valetas ou Canais
  • Poços ou lagamares
  • Próximos a pedras ou outras estruturas submersas
Para o iniciante o mais fácil é arremessar nos canais de praia, em todas as praias existem vários canais , alguns próximos da beira da praia e outros mais distantes. Para localizar o canal basta ver o local onde as ondas “se levantam”, nestes locais existe um canal, uma parte mais funda onde os peixes estão. Após a identificação do canal basta arremessar neste local ou logo atrás do canal que a isca estará no local correto apenas esperando pela primeira investida dos peixeis.
Com o tempo o pescador de praia vai aprendendo a identificar estes locais em cada local de pesca e desta forma saberá exatamente onde arremessar para ir atrás dos peixes no local correto.
Após o arremesso a linha deve sempre ser mantida esticada para facilitar a identificação da “beliscada do peixe” e a fisgada. Porém algumas vezes em vez do peixe puxar  a linha, pode ocorrer da linha afrouxar demasiadamente, se isso acontecer pode puxar e recolher pois há quase 100% de chances do peixe estar fisgado também.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>